ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES, REGRAS ÉTICAS.
POSTURA COMUM A TODOS EM UMA UNIDADE EDUCACIONAL
Júlio A. T. C. Barboza
As regras éticas para o desenvolvimento de um trabalho docente permitem que todos possam agir em conjunto, visando de maneira geral o global, este é mais um facilitador dentro de uma Unidade Educacional, pois só assim todos podem compreender o trabalho de forma sincronizada, com tarefas específicas, mas harmoniosas entre si.
O verdadeiro mestre, que possui a sábia capacidade de ensinar, respeita regras.
Regras estas, que são a base de toda moral, moral por excelência, moral por sapiência, buscando a plenitude ética, extravasando-se nas virtudes humanas.
Para ensinarmos, precisamos ser referencial, ou seja, precisamos ser ponto de apoio para uma visão unidimensional do educando, devemos ter equilíbrio nas busca e tomadas de decisões, bem como a obrigação, de não gerar situações conflituosas que possam colocar em descrédito as regras morais e conseqüentemente regras éticas.
Conferimos estas regras:
1-) Esteja sempre presente alguns minutos antes do início da jornada, respeitando o horário de chegada, e mantendo-se sempre em dia com a assinatura de presença junto ao livro do funcionário.
2-) É necessário o acompanhamento dos alunos junto a sala de aula no horário de entrada.
3-) Respeite com pontualidade os sinais de início e término das aulas, bem como no seus intervalos e troca de aulas.
4-) Esteja sempre preparado junto ao seu compromisso pedagógico, possuindo aulas bem elaboradas e acompanhadas de todo o material pedagógico necessário para o bom desenvolvimento da mesma.
5-) Lembre-se: Você é o responsável pelo seus educandos, jamais abandone-os, deixando-os sozinhos em sala de aula.
6-) Compreenda o seu aluno, investigue-os, participe-o junto a sala de aula, principalmente aquele que por algum motivo, o impeça de ministrar sua aula. É um momento único de oportunidade de coleta de dados, para futuras articulações, ações obtendo sucesso pedagógico.
7-) Lembre-se sempre desta frase: “Não são os alunos que queremos, mas são os alunos que nós temos”. Procure não construir um perfil ideal de aluno, o seu sucesso pedagógico dependerá de nós, por mais simples que seja a ação pedagógica, ela só terá resultado se for construída em cima da compreensão, afinal o aluno depende exclusivamente de nós, e nosso sucesso profissional depende deste aluno.
Em construção........
Nenhum comentário:
Postar um comentário