domingo, 26 de dezembro de 2010

ALUNOS REPRESENTANTES - UM COLEGIADO ESPECIAL

OUTRAS ESTRUTURAS DE GESTÃO COLEGIADA
COLEGIADOS DOS REPRESENTANTES DE SALA.

Júlio A. T. C. Barboza
Ao desenvolvermos nosso trabalho de Gestão Escolar, todo gestor democrático deverá priorizar o colegiado de representantes de sala, colegiado este, que age de forma direta no sistema organizacional do espaço inter e extra-classe, o ideal é que este aluno, o aluno representante, deva ser eleito por votação da sala, gerando assim um ambiente agradável e democrático, buscando a participação, e aprovação de todos nas decisões elencadas pelos alunos.

O trabalho do gestor junto a esses alunos é extremamente importante, pois deste trabalho advém a uma boa dinâmica, e fluidez no desenvolvimento do projeto pedagógico escolar.

Cabe ao gestor acompanhar, bem como apoiar ao aluno representante de sala a organização do seu espaço (espaço de aluno protagonista), e por função, incentivar por adesão, o acompanhamento e a conscientização dos outros estudantes.

O gestor que trabalha juntamente a este colegiado, deverá atuar em um compromisso bastante eficaz, no sentido de sanar todas as dúvidas e ações que surgirem junto ao colegiado, bem como construir um espaço de união junto aos representantes de sala, ao Professor Representante do Colegiado e a cada Professor Representante de sala, para que assim, todos os envolvidos possam construir um grupo dinâmico, formados principalmente por alunos, alunos protagonistas, ou seja, alunos compromissados com a educação oferecida pela Unidade Escolar.

Sabemos também, que o corpo mestre do projeto pedagógico, não só é somente, aquilo que o define e o norteia, mas também, os caminhos a serem percorridos pela equipe escolar, ou, seja, o vivenciar no dia-a-dia, buscando assim a transformação e a implementação de um novo comportamento, com características humanísticas e construtivo.

Ao nos referirmos aos alunos representantes, buscamos sondar as ações que são desenvolvidas em salas de aulas, através de mecanismos consistentes e diários, para que assim possamos compreender e consolidarmos com esta geração aprendente, os caminhos a serem percorridos, buscando conhecer cada grupo, cada sala, cada ação desenvolvida, bem como uma visão nítida e clara do acontecer pedagógico em sala de aula.

Uma ação organizada, como esta, se torna prática quando utilizamos a pós rotina, pois ela, nos permite a sondagem, o acompanhar das ações pedagógicas em sala, a reflexão sobre a ação nos auxiliando assim as tomadas de decisões nas correções necessárias junto ao corpo educador, bem como atender as solicitações pedagógicas dos educandos em ação.

Este acompanhar, conferir, mensurar e intervir para o desenvolvimento e amadurecimento das ações propostas, nada mais é que uma gestão por excelência, ou seja uma gestão de investimento, que permitirá uma colheita frutuosa.

Vide em anexo neste blog o modelo de pós rotina a ser utilizado em sala de aula, pelos alunos representantes, sendo mais um facilitador para a gestão de excelência, sob o título de:

PÓS - ROTINA - PREENCHIDA POR ALUNOS REPRESENTANTES.

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