Uma pesquisa que recentemente tive acesso é em relação às principais virtudes em que um bom mestre tem que desenvolver para conviver com seus alunos, esta pesquisa fala sobre o mapa do sucesso dos professores. O mais interessante é que a virtude do conhecimento é a virtude mais votada, ou seja, na visão dos alunos, todo bom mestre tem que ter conhecimento para ensinar.
Apesar de ser a virtude mais citada, ela não é por unanimidade 100%, e sim somente 16,8%.
Apesar de ser a virtude mais citada, ela não é por unanimidade 100%, e sim somente 16,8%.
Isto, portanto, nos leva a concluir que o importante não é só o conhecimento, e sim um conjunto de virtudes que se contempla na pessoa física do bom mestre em realizar seu ofício.
Outro fato curioso, é que se analisarmos as virtudes que vem na seqüência do conhecimento, percebemos que elas se relacionam com o comportamento do ser humano, no sentido de relação, ou seja, ser paciente, ser humilde, ser comunicativo, ser respeitoso e amoroso. Virtudes estas que deveriam ser encontradas mais nas relações familiares.
Portanto, em uma avaliação final, podemos concluir que vale aquela máxima, que todo mestre já ouviu dizer, que a escola é a segunda casa dos nossos alunos, se já não está se tornando a primeira, principalmente pelos compromissos trabalhistas que os pais enfrentam no dia a dia.
Vejamos a pesquisa abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário