quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ESTRATÉGIAS DOCENTES FRENTE A SALA DE AULA

ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES, REGRAS ÉTICAS.



POSTURA COMUM A TODOS OS PROFESSORES EM UMA UNIDADE EDUCACIONAL


Júlio A. T. C. Barboza juliobarboza@professor.sp.gov.br


As regras éticas para o desenvolvimento de um trabalho docente permitem a todos nós agir em conjunto, visando desta maneira uma dimensão mais global. Este é mais um facilitador dentro de uma Unidade Educacional, pois só assim todos nós compreenderemos e realizaremos o nosso trabalho de forma sincronizada, com tarefas específicas, e mais harmoniosas entre si.


O verdadeiro mestre, que possui a sábia capacidade de ensinar, respeita regras.

Regras estas, que são à base de toda moral, moral por excelência, moral por sapiência, buscando a plenitude ética, e extravasando-se nas virtudes humanas.


Para ensinarmos, precisamos ser referencial, ou seja, necessitamos sermos ponto de apoio aos educandos, precisamos ter equilíbrio nas busca e tomadas de decisões, bem como nas obrigações, de não gerar situações conflituosas que possam colocar em descrédito as regras morais e conseqüentemente as regras éticas.


Neste texto apresentaremos algumas estratégias docentes para a sala de aula. Estratégias estas que contribuirão na ajuda do controle eficaz da indisciplina e ajuda em criar um ambiente ideal e agradável para o aprendizado.


Quando falo em gestão de sala de aula refiro-me a questões relacionadas com a supervisão do aprendizado em sala de sala e a disciplina nela, a ser ministrada.


Sabemos que o comportamento do aluno em sala de aula, pode variar de pessoa para pessoa, e em alguns casos pode não necessitar de qualquer intervenção, enquanto outros podem exigir medidas rigorosas através de medidas disciplinares.


É necessário salientar que instâncias de grosserias para com o corpo docente, efetuados pelos alunos estão no momento em ascensão, e tal situação negativa no universo escolar, está se focando principalmente nos professores.


Apesar de ser uma tarefa difícil, as estratégias de gestão contribuem para tornar eficaz o controle da indisciplina em sala de aula, permitindo assim o desenvolvimento de seu trabalho de forma relativamente simples, ou seja, o seu ofício de mestre, e conseqüentemente um vida mais fácil e menos cansativa para os professores.


Estratégias para Gestão de Sala de Aula


Em primeiro lugar o professor tem que entender que os estudantes na classe vêm de diferentes esferas da vida.


Seus problemas são diferentes em relação a cada um, stress e conflitos são proeminentes na vida dos alunos também, e embora eles venham à escola para aprender, eles têm uma lista de atividades em sua mente que, segundo eles, são muito mais emocionantes do que sentar-se por um período de cinqüenta e cinco minutos na classe. É importante que o professor faça destes minutos o mais agradável possível, para que os alunos possam aprender e, ao mesmo tempo se divertir.


Faça o interesse da classe


Um período de cinqüenta e cinco minutos, onde apenas um professor fala e os alunos só ouvem, não é de todo interessante. É importante que os próprios alunos participem do processo, transformando o período em uma sessão interativa, em vez de uma palestra maçante.


Sua estratégia de gestão de sala de aula também deve incluir estratégias de ensino eficazes, que irão manter os alunos colados ao tema. Como professor, você pode planejar algumas atividades em sala de aula, que levem as crianças a se levantarem de seus assentos e interagirem uns com os outros. Não se esqueça que os alunos têm muita energia, que precisam serem liberadas. Evite levar a classe para os plenos cinqüenta e cinco minutos, se você se planejar, você pode garantir que os últimos dez minutos do tempo de aula sejam gastos em socializações.


Fale com os alunos


Converse com os alunos, não apenas na sala de aula ou na escola, mas fora também. Sempre que você encontrar qualquer estudante na cantina ou na mercearia do bairro, deverá cumprimentá-lo.


Se algum aluno tem se destacado em um esporte ou evento em particular, o mesmo poderá ser colocado em destaque, elogie seus esforços sinceros e diga-lhes como estes são exemplos de otimismo para os outros. Isso fará com que os alunos sintam que estão próximos uns aos outros e você possa compreendê-los melhor, uma vez que o resultado será, obviamente, alcançado numa melhor aprendizagem em sala de aula.


Lidar com o comportamento tempestuoso


Os alunos tendem a serem impertinentes, e às vezes esse comportamento impertinente da sua parte podem prejudicar a dinâmica de toda a classe.


Em tal situação, se você tentar gritar com eles no topo de sua voz, você vai incomodar os outros alunos.


A coisa mais sábia a fazer é apenas ficar perto da mesa do aluno em particular, e isto irá automaticamente enviar-lhe um sinal de que você quer que ele pare tudo o que ele está fazendo, e preste atenção em você.


Na maioria das vezes isso funciona a seu favor, se não, você poderá falar com ele após a aula, quando ela terminar.


Confrontando-lo na frente de toda a classe vai ser um pouco humilhante e tornará a ação mais desafiadora, podendo obter grandes resultados negativos.


Ao falar com ele depois da aula vai você fará o aluno sentir, que você quer entendê-lo e com certeza ele vai deixar escapar os seus sentimentos.


Se essas duas ações não forem produtivas com relação ao mau comportamento apresentado pelo educando, ai sim você poderá solicitar a ajuda do professor representante de classe, socializando com os outros professores e conseqüentemente o Colegiado de Normas e Disciplina.


Dicas de Gestão de Sala de Aula: Fazer e Evitar


(1-) Estejam sempre presente alguns minutos antes do início da jornada, respeitando o horário de chegada.


(2-) É necessário o acompanhamento dos alunos junto à sala de aula no horário de entrada.


(3-) Respeite com pontualidade os sinais de início e término das aulas, bem como nos seus intervalos e troca de aulas.


(4-) Esteja sempre preparado junto ao seu compromisso pedagógico, possuindo aulas bem elaboradas acompanhadas de todo o material pedagógico necessário para o bom desenvolvimento da mesma.


(5-) Lembre-se: Você é o responsável pelos seus educandos, jamais os abandone, deixando sozinhos em sala de aula.


(6-) Compreenda o seu aluno, investigue-os, participe-o junto à sala de aula, principalmente aquele que por algum motivo, o impeça de ministrar sua aula. É um momento único de oportunidade de coleta de dados, para futuras articulações, ações e conseqüentemente sucesso pedagógico.


(7-) Lembre-se sempre desta frase: "Não são os alunos que queremos, mas são os alunos que nós temos". Procure não construir um perfil ideal de aluno, o seu sucesso pedagógico dependerá de nós, por mais simples que seja a ação pedagógica, ela só terá resultado se for construída em cima da compreensão, afinal o aluno depende exclusivamente de nós, e nosso sucesso profissional depende deste aluno.


(8-) Nunca dê ameaças verbais ou físicas para os alunos. O mais importante é, nunca se envolver em um confronto na frente da classe.


(9-) Evite o uso de símbolos negativos, tais como 'X', para marcar uma resposta errada. Você pode usar uma '/' (barra) em seu lugar.


(10-) Evite usar tinta vermelha para dar nota, a cor vermelha representa a negatividade, é melhor não usá-la.


(11-) Os alunos olham o professor como uma inspiração, muitas vezes de admiração assim, portanto você não vai querer atrapalhar esta visão deles, pois para isto você deve estar bem preparado com as lições que você vai ministrar. Você deve prepará-la com bastante antecedência e ser exemplo na organização de suas anotações e trabalho para com seus alunos.


(12-) Seja firme, mas amigável e dê suporte aos alunos. Qualquer inclinação nos dois lados vai servir como imagem negativa ao aluno.


(13-) Agir de forma justa com todos os alunos independentemente da forma como eles se comportam com você.


(14-) Lembre-se que a gestão da sala de aula é uma habilidade que tem que ser praticada em toda a sua carreira.


E concluindo, com certeza essas estratégias de gestão de sala de aula ajudarão a reduzir problemas como indisciplina e, indiretamente, diminuir as distrações em sala de aula

Um comentário:

  1. How to Get From Casinos to Largest Casino - MapyRO
    Looking for an amazing trip to 제주도 출장마사지 Largest Casino? 구리 출장마사지 Check out 충청남도 출장마사지 this search to 상주 출장마사지 find a map 충주 출장마사지 that you won't find anywhere else.

    ResponderExcluir